A Honda ainda mantém certo suspense sobre o CR-Z reestilizado, a ser apresentado no Salão de Paris, que inicia dia 27 de setembro. É possível notar que a grade central agora adota aberturas em formato hexagonal. Além disso, o modelo terá novas rodas e luzes de LEDs na parte inferior dos faróis. Os motores (como híbrido, o CR-Z adota um motor a combustão aliado a um elétrico) ganharão incrementos e poluirão e consumirão menos, segundo a Honda.
Friday, September 28, 2012
Honda Civic renovado do Brasil
Novo Civic já está chegando de cegonhas às concessionárias Honda do Brasil |
Meses após ser lançado nos Estados Unidos, Japão e outros mercados, chega às lojas do Brasil a nona geração do Honda Civic, que mudou completamente, apesar do design frontal e lateral lembrar a geração anterior, de 2006. Painel, motor, suspensão, e câmbio receberam modificações.
Começando pelo design, a frente ficou mais moderna sem ficar totalmente diferente do Civic de oitava geração. A lateral mantém elementos como a janelinha fixa próxima ao retrovisor saltado da porta. Mas a traseira ficou poluída por conter refletores. Nos Estados Unidos, não há esse "olho-de-gato" de estilo duvidosíssimo.
Prolongamentos nas lanternas deram ao Civic um visual original - e feio. Esperamos que outros sedans não sigam esta linha |
Serão mantidas as versões LXS, LXL e EXS (de entrada, intermediária e top, respectivamente). O Civic Si saiu de linha, pois a Honda alega que o mercado para esportivos é muito pequeno (e, de fato, pouco mais de 3000 unidades do Si foram comercializadas em quatro anos).
Todas as versões contam de série com ar digital, câmera de ré, computador de bordo e sistema de som com comandos no volante. Os preços não foram divulgados, mas devem ficar próximos aos do modelo ainda encontrado em estoque, para peitar o Toyota Corolla (líder de vendas do segmento de sedans médios). E, para quem estava esperando um porta-malas pequeno (como eu), a capacidade declarada para carga do novo Civic aumentou para 449 litros (contra 340 l do velho Civic), mas isso ocorreu graças ao estepe fino, de uso temporário. Detalhe: algumas versões tem a tampa traseira sem qualquer revestimento, pior do que em muitos carros populares.
Só a versão EXS pode receber tela de 6,5 ploegadas touch-screen com GPS, além de airbags laterais e teto solar, atendendo aos pedidos contabilizados desde a geração anterior. Todas as versões também trazem botão Econ (verde, à esquerda do volante), que faz as respostas ao acelerador ficam um pouco mais lentas e altera o funcionamento do ar-condicionado. Tudo a favor do consumo.
Apesar do motor 1.8 i-VTEC continuar gerando 140 cavalos com etanol e torque de 17,7 kgfm, o coletor de admissão foi redesenhado, os pistões receberam molibdênio e a taxa de compressão baixou de 11,5:1 para 10,6:1, deixando o funcionamento mais suave.
O entre-eixos encolheu para 2,67 metros, 3 cm a menos que o velho Civic. Já o tanque aumentou de 50 para 57 litros, o que deverá aumentar a autonomia do modelo.
Honda City 2013
Após o Honda Fit ter passado por um face-lift no mês passado, é a vez do seu irmão de projeto City passar por uma intervenção estética. O sedan ganhou nova grade, para-choques com design mais arrojado e novas lanternas traseiras. Pouco, mas já deixa o modelo anterior com uma cara cansada.
Não houve mudanças no motor. O City segue a ser comercializado com uma única motorização, 1.5 i-VTEC de 115/116 cavalos (com gasolina/etanol). A autonomia do City 2013 deverá ser um pouco maior, pois o tanque agora conta com 47 litros, cinco a mais que antes.
Haverão cinco versões: DX (MT), LX (MT/AT) e EX (MT/AT) (o EXL sai de linha para evitar canibalismo com o novo Civic), e agora LX e EX possuem sensores de estacionamento de série. Os freios ABS também se tornaram item de série do LX, o City mais vendido. Os preços variam de R$ 53 620 a R$ 66 855.
Thursday, September 27, 2012
2012 Fiat apresenta Bravo Sporting
Prometido há algum tempo, o Fiat Bravo agora estreia sua versão Sporting, que possui teto Sky Dome de série e algumas novidades no visual.
Ele será vendido nas versões manual e automatizada com câmbio Dualogic Plus, que recebeu ajustes para se assemelhar às transmissões automáticas adotadas pela concorrência. O motor é o mesmo 1.8 16V e.TorQ das versões Essence e Absolute. Visualmente, se destacam a grade com bordas vermelhas, faixas laterais, saias e rodas aro 17''.
2012 Fiat apresenta o sedan Viaggio
Baseado no novo Dodge Dart, apresentado em Detroit, o Fiat Viaggio aparece no Salão de Beijing. O modelo é bem maior que o Linea, derivado do Punto: são 4,67 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o que o coloca de igual para igual com a maioria dos sedans médios brasileiros. Mas sua comercialização no Brasil não está confirmada. E há mais um detalhe: o nome é utilizado num ônibus da Marcopolo. Sem contar que não pegaria bem falar a pronúncia italiana, com "gg" soando como "d".
Seu motor é o 1.4 T-JET presente em Punto, Bravo e Linea, mas a versão de entrada terá 122 cavalos, enquanto o top rende os 152 cavalos dos outros modelos. O interior segue a linha do Dart (veja aqui). Por lá, os preços começam em 120 000 yuans.
2012 Fiat Grand Siena
O integrante do Grupo Auto REALIDADE no Facebook Rafael GBR enviou imagens exclusivas do Fiat Grand Siena em uma revendedora local, a Mavel. Para quem mora em Teresina e aguarda as primeiras unidades chegarem por aqui, fica como um aperitivo...
O modelo das fotos é o Attractive, equipado com motor 1.4 EVO, com 88 cavalos com etanol e torque de 12,5 mkgf a 3500 rpm. Saiba mais sobre o Grand Siena clicando aqui.
Fiat Punto 2013
Apesar de ter um trânsito composto por diversos modelos de alto luxo, foi um Fiat Punto que chamou minha atenção ontem, por ser o modelo reestilizado (e coberto com camuflagem). Hoje, a mesma unidade (com placas cinzas, provavelmente o Essence, abaixo) passou novamente pelo local, no mesmo horário. Logo depois passou pelo mesmo local a versão Sporting.
Tudo bem, algumas unidades do carro foram flagradas limpas, mas mesmo estas fotos confirmam que o Punto 2013 terá as feições do modelo Evo (abaixo), apresentado em 2009 na Europa. Entretanto, não será alinhado ao modelo do Velho Continente, que já passou por outra atualização.
Reprodução de imagens apenas mediante autorização
Subscribe to:
Posts (Atom)